segunda-feira, 12 de abril de 2010

O temido elemento surpresa

Não sou uma pessoa medrosa. Pelo contrário, tenho o maior orgulho de me considerar arrojada, destemida. Mas uma coisa me amedronta muito: o inexorável. Aquilo que é impossível controlar e prever, mas que nos arremata sem deixar alternativas. Não me refiro a fatalidades - é claro que elas me apavoram -, falo daquilo que nos escapa e, quando menos esperamos, nos dá um golpe. A passagem do tempo, por exemplo, tem esse efeito em mim. Ele escorre como areia entre os dedos, rapidamente, e quando me dou conta, vem o susto, seguido do medo de ter perdido aquilo que nem tive. Outro golpe terrível é ser traído pelo próprio inconsciente. Quem já passou por isso sabe do que estou falando. Cometer um ato falho, no jargão psicanalítico, e só depois perceber o que se fez é uma sensação terrível, de fazer perder o chão. Como é possível não termos pleno controle de nossa própria consciência? Será isso mesmo? Sim, e é implacável. Aos poucos tento me conformar com o fato de que nem sempre será possível seguir o script que escrevi pra mim. Afinal, que graça teria saber o fim dessa história? Mas que dá um frio na barriga, ah, isso dá!

Dica de corrida: Quer evitar surpresas no meio do seu treino? Cuidado com o que come na véspera. Excesso de fibras (biscoitos integrais, cereais, granola), por exemplo, podem causar um mal-estar gástrico e levar a uma parada não programada no banheiro. Molhos gordurosos ou laticínios demais podem ter o mesmo efeito. Na véspera do treino, escolha o carboidrato (mesmo à noite), acompanhado de molhos leves, à base de tomate, e porções moderadas de proteína e verduras.

2 comentários:

  1. O inexorável, no sentido que você usou, não é tão inexorável assim.
    Aponta,sempre, na direção do desejo.
    Se seu desejo está na maratona do Rio, aos 30 anos...não haverá ato falho que te impedirá!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oii Luana joia ??

    Passando aqui pra falar que tenho acompanhado seu Blog, está ótimo.

    Essa parada de passagem do tempo, também me deixa bolado, hehehe, mas tenho uma teoria boa que conforta depois te falo.
    Bjosss]

    ResponderExcluir