segunda-feira, 10 de maio de 2010

De grão em grão

Uma das lições que espero aprender me preparando para a maratona é viver um dia de cada vez. É que hoje vivo por metas e não é só no trabalho, não. Funciono assim: vou viajar no carnaval, então, ligo o piloto automático, cumpro minhas obrigações sem me preocupar muito se estou bem ou não, mas sempre esperando aquele momento em que serei feliz. Aí, esses dias também se vão como num piscar de olhos, mal vejo o tempo passar e, quando me dou conta, já acabou. Depois, vem a nostalgia e a incredulidade, mas que logo se transformam em uma nova meta, deixe-me ver... O aniversário de casamento no feriado de 21 de abril! E o ciclo se reinicia. Todo mundo diz que não é assim que se deve fazer, que isso só gera angústia e ansiedade. Todo mundo diz isso, mas para onde olho só encontro gente com bruxismo, coluna travada, gastrite, enxaqueca, enfim, os males que acometem as pessoas da minha idade.
E o que é que a maratona tem a ver com isso? É que nunca conseguirei completar os 42 Km sem passar pelos treinos de 18, 22, 25, 28, 32... E cada um deles exigirá preparação, concentração, força de vontade. Não dá pra simplesmente impor a meta da maratona e seguir feito um robô rumo a esse dia. Vou ter que dar atenção a cada etapa ou a prova em si será um fiasco... E desconfio que em tudo mais na vida seja mais ou menos assim também.

Dica de corrida: Aqui em São Paulo já está fazendo frio. E se onde você está também, fique atento à proteção correta. Se for correr na rua, agasalhe-se bem, nem que seja para ir tirando as peças aos poucos. Preocupe-se com as extremidades do corpo, onde a circulação sanguínea fica prejudicada com a corrida em baixas temperaturas. Luvas e gorro são muito importantes. E, claro, dê ainda mais atenção ao aquecimento antes de acelerar o passo. Ah, outra dica importante é deixar uma toalha e uma camiseta sequinha no carro para se trocar antes da volta pra casa. No mais, desejo coragem pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário