segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dica de corrida

Apesar de ninguém ter cobrado (será que tem alguém lendo isso aqui???), promessa é dívida. Então, lá vai a dica de corrida. Seguindo a sugestão de meu companheiro de treinos, também maratonista de primeira viagem, André Alain, este post é sobre a importância de se respeitar o ritmo de corrida. É fato, logo que começamos a nos sentir mais condicionados, parece que as pernas se soltam, a corrida fica mais confortável e a tendência é acelerarmos. O problema é quando ainda não estamos preparados para manter esse passo mais veloz durante todo o percurso. Nesse caso, "quebramos", como se diz no jargão dos corredores. Quebrar é quando não temos condições de manter o ritmo desejado, o corpo nos obriga a desacelerar ou, até mesmo, a caminhar. Para evitar que isso aconteça, os treinadores nos recomendam a "negativar" (mais um jargão), que significa começar mais leve e tentar aumentar a passada gradativamente. Parece simples, mas na prática essa disciplina para se manter um ritmo e aumentá-lo aos poucos é difícil. A tendência é nos sentirmos bem logo que o corpo se aquece e, mesmo sem querer, corremos mais rapidamente. Daí também a importância de se ter um relógio com medidor de frequência cardíaca ou, para os mais sofisticados, um relógio com GPS. As referências de tempo e batimentos cardíacos são aliadas importantes para segurarmos o passo. Descubra seu ritmo e vá com calma. Você com certeza será mais rápido assim.

2 comentários:

  1. Não sou corredora. Só leitora e torcedora.
    No entanto, muita gente comenta comigo que leu seu blog.
    Parece que pouca gente gosta de interagir com blogueiros. Gostam mesmo só de ler(vide "Jornalaico", o blog do Carlos).
    Eu também sinto falta de 'companheiros palpiteiros'. kkkkkkk Beijo. M@my

    ResponderExcluir
  2. Luana, eu sempre digo pra Lori que eu quero ser você quando crescer. Meus trintão serão o ano que vem e seu blog me inspira. To na torcida pra que arrase na maratona! Abraços, Janine (amiga belzontina da Lori perdida em Porto Alegre)

    ResponderExcluir