segunda-feira, 28 de junho de 2010

32 km superados

O ápice do meu treinamento para a maratona ocorreu no último sábado, quando tive que percorrer 32 km. Fiquei bastante ansiosa para esse treino, tinha medo de sofrer demais para chegar até o fim. Mas para meu alívio, estava em um ótimo dia. Consegui manter um bom ritmo o tempo todo, estava confortável, corria com facilidade e, o melhor de tudo, mantive o controle psicológico. Concentrada na minha meta, não precisei de iPod ou de companhia, corri durante quase três horas pensando apenas no objetivo final. Completei o treino em 2h58min33, o que significa um ritmo de 5min34 por quilômetro. Depois, fiz  massagem com uma fisioterapeuta e ainda recebi os parabéns porque, segundo ela, minha musculatura está impecável. Finalmente acredito que serei capaz de completar os 42 km da maratona. O desafio agora é mais mental do que físico, afinal, depois de tantas semanas de treinos duros, bate um cansaço dessa rotina pesada. O importante é manter a motivação lá em cima para chegar 100% no grande dia. Quero fazer desse super treino apenas um apertivo do que acontecerá no Rio. Tomara!

Dica de corrida: Hoje vou falar sobre o treino ritmado. Este é o que mais aproxima o atleta das condições de uma competição, contribuindo muito para o condicionamento do corredor. Consiste em correr em um ritmo forte, acima do limiar anaeróbico, durante determinado tempo ou distância, seguido de período em ritmo leve. Essas séries são repetidas de acordo com os objetivos de cada um. Exemplo:  Aquec 15min trote / 4 x 5 min Ritmo c/ descanso de 2min trotando ou andando/ 10’ Trote. Os treinos de ritmo são ideais para adaptar o organismo a suportar intensidades muito próximas de competição. Por outro lado, é preciso muito cuidado para não exagerar, pois a intensidade alta demais pode render lesões. 

3 comentários:

  1. Oi Lu! Parabéns pelas conquistas! Eu estarei no Rio do dia 10 a 14/07, quase que daria para te ver, hein? Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Filha!!!
    Se a motivação da torcida também valer, você vai chegar inteiríssima!!!!Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Corredora,

    Pois é, só falta mais um treino longo e depois a prova. Num de seus posts, na dica de corrida, fale do preparo psicológico e de suas experiências com isso.

    Após mais de 2 meses de treino, acorda cedo e treina forte, musculação na academia, sexta-feira vai jantar massa, sabado faz longo, domingo vai trotar ou pedalar. Tudo isso depois de semanas se transforma numa rotina e num desafio a superar - qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência ....

    Mas enfim, acho que não só a técnica é importante para uma maratona (ter experiência de outras provas, uma certa maturidade em termos de treino), mas também determinação e persistência.

    Estou vivenciando na pele isso, assim como você.

    Até Ter, para os tiros no Ibira .... Andre.

    ResponderExcluir