sábado, 10 de julho de 2010

Agora é jogar pro universo

Hoje fiz o último treino longo da maratona. Foram nove sábados levantando às 5h30 para correr muito. O corpo está cheio de dores - sinto que não aguentaria muito mais -, mas nem bem acabou e já começo a sentir saudades. A preparação é dura, cansativa, mas ao mesmo tempo, motivante, desafiadora. E arrisco a dizer que levo mais do que um super preparo físico desse treinamento. É que faço parte do grupo de pessoas que acreditam que do esporte podemos tirar lições para a vida. Dos treinos para a maratona, levo muito mais. Antes de tudo, foi um ótimo exercício para o controle da minha ansiedade. Não que tenha me tornado zen, mas aprendi que é preciso uma corrida após a outra para estar preparada. E para tudo, é preciso um passo de cada vez. Também posso dizer que saio dessa fase pensando o quanto faz a diferença ter objetivos claros na vida, traçar o caminho para alcançá-los, ter disciplina e persistência para seguir em frente apesar das dificuldades. Isso vale tanto para a carreira, como para conquistar um sonho - uma grande viagem, um mestrado ou doutorado, comprar um ap., mudar de cidade ou país... Por fim, percebi que apesar de ter tudo planejado, é preciso deixar um espaço para o imprevisível. Sei que fiz o meu melhor para chegar no dia 18 pronta para vencer os 42 km. Mas também sei que pode ser que não dê certo. E se fizer muito calor ou chover demais? E se eu não acordar bem, tiver dor de cabeça, dor de barriga? Se qualquer coisa atrapalhar meu desempenho, ficarei muito chateada, claro. Só que terei a certeza de que fiz tudo o que podia. E isso é o mais importante. Para tudo mais, não é diferente. Há sempre algo que nos surpreende, que gostaríamos que fosse diferente. Esses tropeços balançam, mas não derrubam quem tem a certeza de que fez o seu melhor. Com esta leveza correrei os 42. Com este espírito entrarei nos 30.

5 comentários:

  1. Lulu,você é o máximo!!!! Seu preparo me deixa pronta, também, para a grande prova de domingo porque sei que você já é vencedora.
    Domingo será um dia maravilhoso. Mas, antes dele, começaremos a festejar na quinta-feira.
    Muitas felicidades e... huhuuuu,até lá!!!!!
    Beijos. M@my

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana! Que post mais bacana! Dia 18 vou ficar grudada na tv pra te ver correr! Boa sorte e arrasa na corrida!! Abraços, Janine

    ResponderExcluir
  3. ei Luana,
    parabéns pelos trinta anos vividos com tanta sabedoria!!!Felicidades!!!
    Estou torcendo para que vc chegue com sucesso ao final da corrida.Boa sorte!!!
    Abraço, Márcia.

    ResponderExcluir
  4. Inacreditável! 30 anos! Faz trinta anos que fomos todos para Vitória esperar a chegada da primeira netinha do vovô Adinho e da vovó Nazinha! Eta menina danada sô! Nascer fora de BH já indicava que essa menina não ficaria aqui muito tempo, que seu lugar é o mundo, pois
    não? Menina moderna! Do século XXI! Balzaqueana! Balzaqueana! Vai ler o livo do Balzac, se não tiver, vou te dar de presente. Será que a mulher de trinta anos do final do século XIX tem alguma coisa a dizer à mulher de trinta do começo do século XXI?
    Felicidades e que seus desejos se realizem. Difícil desejar mais a uma mulher que já tem amor, saúde, cabeça boa, e nem dinheiro lhe falta.
    Beijos do tio Carlos.
    PS: Estou cercando em todos os endereços virtuais.

    ResponderExcluir
  5. HUHUHU!!!!!!
    Parabéns pelos trinta.
    Vamos aos quarenta e dois com a mesma força, a mesma alegria e o mesmo sucesso!!!!!
    Beijos. M@my

    ResponderExcluir